Sri Chaitanya Charitamrta

Por Krishnadas Kaviraj Goswami

(Traduzido e comentado no original em inglês por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Tradução ao português de Bhuvana Mohandas)


O Chaitanya Charitamrta é a literatura espiritual mais refinada e contém a conclusão perfeita de todas as principais escrituras consideradas sagradas pelos sábios e iluminados de mentalidade teísta. Estaremos apresentando os capítulos traduzidos da versão original produzida por Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada através de sua editora a Bhakltivedanta Book Trust. Para os devotos avançados, recomendamos a aquisição e leitura regular dos sete volumes do texto sagrado com os comentários volumosos de Sua Divina Graça Swami Prabhupada. Nesta versão, estaremos apresentando os versos originais para dar acesso fácil aos iniciantes.

O editor/tradutor


Introdução

Sri Chaitanya Mahaprabhu é ninguém mais do que a forma combinada de Sri Radha e Krishna. Ele é a vida daqueles devotos que estritamente seguem nos passos de Srila Rupa Gosvami. Srila Rupa Gosvami e Srila Sanatana Gosvami são os dois principais seguidores de Srila Svarupa Damodara Gosvami, que atuou como o servo mais confidencial do Senhor Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu, conhecido como Visvambhara no início de Sua vida. Srila Raghunatha dasa Goswami foi discípulo direto de Srila Rupa Gosvami. O autor do Sri Chaitanya-charitamrta, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, é discípulo direto de Srila Rupa Gosvami e de Srila Raghunatha dasa Gosvami.

O discípulo direto de Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami era Srila Narottama dasa Thakura, que aceitou Srila Visvanatha Chakravarti como seu servo. Srila Visvanatha Chakravarti Thakura aceitou Srila Jagannatha dasa Babaji, que iniciou Srila Bhaktivinod Thakur, quem por seu lado iniciou Srila Gaurakisora dasa Babaji, o mestre espiritual de Om Visnupada Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Maharaj, o mestre divino de nosso humilde ser.

Desde que pertencemos a esta corrente de sucessão discipular de Sri Chaitanya Mahaprabhu, esta edição do Sri Chaitanya-charitamrta não conterá nada novo manufaturado por nossos insignificantes cérebros, mas somente os remanentes do alimento originalmente saboreado pelo Próprio Senhor.

O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu não pertence ao plano mundano dos três modos qualitativos. Ele pertence ao plano transcendental além do alcance da percepção sensorial imperfeita de um ser vivo. Até mesmo o erudito mundano acadêmico não pode se aproximar do plano transcendental a menos que se submeta ao som transcendental com um humor receptivo, pois apenas nesse humor a pessoa é capaz de realizar a mensagem de Sri Chaitanya Mahaprabhu.

Portanto, o que será descrito aqui nada tem a ver com pensamentos experimentais criados pelos hábitos especulativos de mentes inertes. O tema deste livro não é uma fantasia mental mas uma experiência espiritual de fato que a pessoa somente pode realizar aceitando a linha de sucessão discipular acima descrita. Qualquer desvio dessa linha confundirá a compreensão do leitor do mistério do Sri Chaitanya-charitamrta, que é uma literatura transcendental destinada ao estudo pós-graduado de quem realizou todas as escrituras védicas, tais como os Upanishads e o Vedanta-sutra e seus comentários naturais como o Srimad-Bhagavatam e o Bhagavad-gita.

Esta edição do Sri Chaitanya-charitamrta é apresentada para o estudo dos sábios sinceros que estão realmente em busca da Verdade Absoluta. Não se trata da erudição arrogante de um especulador mental mas um esforço sincero de servir a ordem de uma autoridade superior cujo serviço é a vida e a alma deste esforço humilde. Não se desvia nem de leve das escrituras reveladas, e, portanto, qualquer pessoa que siga na linha discipular será capaz de realizar a essência deste livro simplesmente pelo método da recepção auditiva.

O Primeiro Capítulo do Sri Chaitanya-charitamrta começa com quatorze versos sânscrito que descrevem a Verdade Absoluta. Então, os seguintes três versos em sânscrito descrevem as principais Deidades de Vrndavana, a saber: Sri Radha-Madan-Mohan, Sri Radha-Govindadev e Sri Radha-Gopinathji. O primeiro dos quatorze versos é uma representação simbólica da Verdade Suprema, e o inteiro Primeiro Capítulo está de fato devotado a este verso único, que descreve o Senhor Chaitanya em Suas seis diferentes expansões transcendentais.

A primeira manifestação descrita é a do mestre espiritual, quem aparece em duas partes plenárias chamadas de mestre espiritual iniciador e mestre espiritual instrutor. Eles são idênticos pois ambos são manifestações fenomenais da Verdade Suprema. A seguir, descrevem-se os devotos, que estão divididos em duas classe, a saber, os aprendizes e os formados. Em seguida, vem as encarnações (avataras) do Senhor, que são explicadas como não diferenciadas do Senhor. Essas encarnações são consideradas em três divisões —encarnações da potência do Senhor, encarnações de Suas qualidades, e encarnações de Sua autoridade. Neste particular, são discutidas as manifestações diretas do Senhor Sri Krishna e Suas manifestações para passatempos transcendentais. A seguir, são consideradas as potências do Senhor, das quais são descritas três manifestações principais: as contra-partes no reino de Deus (Vaikuntha), as rainhas de Dvaraka-dhama e, superior a todas, as donzelas de Vrajadhama. Finalmente, existe o Próprio Senhor Supremo, quem é a fonte original de todas essas manifestações.

Tanto o Senhor Sri Krishna como Suas expansões plenárias encontram-se na categoria do Próprio Senhor, a Verdade Absoluta energética, enquanto que Seus devotos e associados eternos são Suas energias. A energia e o energético são fundamentalmente unos e simultaneamente diferentes também, desde que suas funções são exibidas de modo diferente. Assim, a Verdade Absoluta manifesta-se na unidade na diversidade. Esta verdade filosófica, em conformidade com o Vedanta-sutra, é chamada de achintya-bhedabheda-tattva, ou a concepção da simultânea unidade e diferenciação. O final deste capítulo descreve a posição transcendental de Sri Chaitanya Mahaprabhu e de Srila Nityananda Prabhu com referência aos fatos teístas acima mencionados.

Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada


Capítulo 1
Os Mestres Espirituais

Ofereço minhas respeitosas reverências aos mestres espirituais, aos devotos do Senhor, às encarnações do Senhor, a Suas porções plenárias, a Suas energias e ao próprio Senhor primordial, Sri Krishna Chaitanya.

Ofereço minhas respeitosas reverências a Sri Krishna Chaitanya e ao Senhor Nityananda, que são como o sol e a lua. Eles ascenderam simultaneamente no horizonte de Gauda (Bengala) para dissipar a escuridão da ignorância e assim maravilhar o mundo abençoando a todos.

Aquilo que os Upanishads descrevem como sendo o Brahman impessoal é apenas a refulgência de Seu corpo, e o Senhor conhecido como a Superalma é apenas uma Sua porção plenária localizada. Ele é a Personalidade Suprema de Deus, o Próprio Krishna, repleto com as seis opulências. Ele é a Verdade Absoluta, e nenhuma outra verdade é superior ou igual a Ele.

Que aquele Senhor que é conhecido como o filho de Srimati Sachidevi possa situar-Se transcendentalmente nas câmaras mais profundas de seu coração. Resplandecente com a radiância do ouro derretido, Ele apareceu nesta Era de Kali por Sua misericórdia sem causa a fim de conceder o que nenhuma outra encarnação jamais ofereceu: o conhecimento espiritual mais sublime e brilhante do sabor embriagante de Seu serviço.

O namoro entre Sri Radha e Krishna é uma manifestação transcendental da potência interna de prazer do Senhor. Ainda que Radha e Krishna são unos em Sua identidade, Eles Se separaram eternamente. Agora, essas duas identidades transcendentais uniram-se novamente na forma de Sri Krishna Chaitanya. Eu me prostro ante Ele, quem manifestou a Si Mesmo com o sentimento e a compleição de Srimati Radharani enquanto que Ele é o Próprio Krishna.

Ao desejar compreender as glórias do amor de Radharani, as maravilhosas qualidade nEle que somente Ela pode desfrutar através de Seu amor, e a felicidade que Ela sente quando realiza a doçura do amor dEle, o Supremo Senhor Hari, ricamente capacitado com as emoções dEla, apareceu do ventre de Srimati Sachidevi, tal como a lua aparece do oceano.

Que Sri Nityananda Rama possa ser o objeto de minha lembrança constante. Sankarsana, Sesa Naga e os Visnus que repousam nos Oceanos Karana, Garbha e no oceano de leite são Suas porções plenárias e porções de Suas porções plenárias.

Eu me rendo aos pés de lótus de Sri Nityananda Rama, quem é conhecido como Sankarsana no meio do chatur-vyuha [que consiste de Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha]. Ele possui opulências plenas e reside em Vaikunthaloka, muito além da criação material.

Ofereço minhas plenas reverências aos pés de Sri Nityananda Rama, cuja representação parcial conhecida como Karanodakasayi Visnu repousa no Oceano Karana, sendo o purusa original, o mestre da energia ilusória e o abrigo de todos os universos.

Ofereço minhas reverências plenas aos pés de Sri Nityananda Rama, cuja porção parcial é o Garbhodakasayi Visnu. Do umbigo de Garbhodakasayi Visnu brota a lótus que é o local de nascimento de Brahma, o engenheiro do universo. O caule daquela lótus é o local de repouso da multidão de planetas.

Ofereço minhas reverências plenas aos pés de lótus de Sri Nityananda Rama, cuja parcela secundária é o Visnu que repousa sobre o oceano de leite. Esse Ksirodakasayi Visnu é a Superalma de todas as entidades vivas e o mantenedor de todos os universos. Sesa Naga é sua sub-parte posterior.

O Senhor Advaita Acharya é a encarnação de Maha-Visnu, cuja função principal é criar o mundo cósmico através das ações de Maya.

Por não ser diferente de Hari, o Senhor Supremo, Ele é chamado de Advaita, e por propagar o culto da devoção, Ele é chamado de Acharya. Ele é o Senhor e a encarnação do devoto do Senhor. Portanto, eu tomo abrigo nEle.

Ofereço minhas reverenciais ao Supremo Senhor, Krishna, quem não Se diferencia de Seus aspectos de devoto, encarnação devocional, manifestação devocional, devoto puro e energia devocional.

Glórias aos onimisericordiosos Radha e Madan-Mohan! Eu sou falho e desorientado, contudo Eles são meus diretores, e Seus pés de lótus são tudo para mim.

Num templo de jóias em Vrindavana, sob uma árvore de desejos, Sri Sri Radha-Govinda, servidos por Seus associados mais confidenciais, sentam-Se num trono refulgente. Ofereço minhas reverências humildes a Eles.

Sri Srila Gopinatha, quem deu origem ao humor transcendental da dança de rasa, situa-Se às margens de Vamsivata e atrai a atenção das donzelas pastoras com o som de Sua flauta celebrada. Que todas elas possam nos conceder sua bênção.

Glórias a Sri Chaitanya e Nityananda! Glórias a Advaitachandra! E glórias aos devotos de Sri Gaura [Senhor Chaitanya]!

Estas três deidades de Vrindavana [Madana-Mohan, Govinda e Gopinath] absorveram o coração e a alma dos Vaishnavas Gaudiya [seguidores do Senhor Chaitanya]. Adoro Seus pés de lótus, pois Eles são os Senhores de meu coração.

No início desta narração, simplesmente por lembrar o mestre espiritual, os devotos do Senhor e a Personalidade de Deus, invoquei suas bênçãos.

Tal lembrança destrói todas as dificuldades e, muito facilmente, permite que a pessoa satisfaça seus próprios desejos.

A invocação envolve três processos: definir o objetivo, oferecer bênçãos e oferecer reverências.

Os dois primeiros versos oferecem reverências respeitosas, em geral e especificamente ao Senhor, quem é o objeto de adoração.

No terceiro verso indiquei a Verdade Absoluta, quem é a substância original. Com tal descrição, a pessoa pode visualizar a Verdade Suprema.

No quarto verso, invoquei a bênção do Senhor sobre o mundo, orando pela misericórdia do Senhor Chaitanya sobre todos.

Ainda nesse verso, também expliquei a razão eterna para a encarnação do Senhor Chaitanya. Mas no quinto e sexto versos, expliquei a razão primordial para Seu advento.

Neste seis versos, descrevi a verdade a respeito do Senhor Chaitanya, enquanto que, nos cinco seguintes, descrevi as glórias do Senhor Nityananda.

Os dois versos seguintes descrevem a verdade sobre Advaita Prabhu, e o próximo descreve o Pancha-tattva [o Senhor, Sua porção plenária, Sua encarnação, Suas energias e Seus devotos].

Estes quatorze versos, portanto, oferecem invocações auspiciosas e descrevem a Verdade Suprema.

Ofereço minhas reverências a todos meus leitores Vaishnavas ao começar a explicar as complexidades de todos esses versos.

Peço a meus leitores Vaishnavas que leiam e ouçam com muita atenção esta narração de Sri Krishna Chaitanya conforme foi inculcado nas escrituras reveladas.

O Senhor Krishna desfruta ao Se manifestar como os mestres espirituais, os devotos, as diversas energias, as encarnações e as porções plenárias. Todas elas são seis em um.

Portanto, eu adoro os pés de lótus dessas seis diversidades da verdade una, invocando suas bênçãos.

Ofereço minhas reverências respeitosas aos mestres espirituais, aos devotos do Senhor, às encarnações do Senhor, a Suas porções plenárias, a Suas energias e ao Próprio Senhor primordial Sri Krishna Chaitanya.

Eu primeiro ofereço minhas respeitosas reverências aos pés de lótus de meu mestre espiritual iniciador e de todos meus mestres espirituais instrutores.

Os mestres espirituais instrutores são Sri Rupa Gosvami, Sri Sanatana Gosvami, Sri Bhatta Raghunatha, Sri Jiva Gosvami, Sri Gopala Bhatta Gosvami e Srila Raghunatha dasa Gosvami.

Esses seis são meus mestres espirituais instrutores, e portanto eu ofereço milhões de respeitosas reverências a seus pés de lótus.

Existem inúmeros devotos do Senhor, dentre os quais Srivasa Thakura é o principal. Ofereço minhas respeitosas reverências milhares de vezes a seus pés de lótus.

Advaita Acharya é a encarnação parcial do Senhor e, portanto, ofereço minhas respeitosas reverências milhões de vezes a Seus pés de lótus.

Srila Nityananda Rama é a manifestação plenária do Senhor, e eu fui iniciado por Ele. Portanto, ofereço minhas respeitosas reverências a Seus pés de lótus.

Ofereço minhas respeitosas reverências às potências internas do Senhor, dentre as quais Sri Gadadhara Prabhu é a principal.

O Senhor Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu é a própria Personalidade de Deus, e, portanto, ofereço inúmeras prostrações a Seus pés de lótus.

Tendo oferecido reverências ao Senhor e a Seus associados, agora tentarei explicar essas seis diversidades numa só.

Ainda que reconheço que meu mestre espiritual é um servo de Sri Chaitanya, eu sei que Ele é uma manifestação plenária do Senhor.

Segundo a opinião deliberada de todas as escrituras reveladas, o mestre espiritual não é diferente de Krishna. O Senhor Krishna na forma do mestre espiritual liberta Seus devotos.

"Deve-se conhecer o Acharya como sendo Eu próprio e jamais desrespeitá-lo de modo algum. Não se deve invejá-lo, pensando ser ele um ser humano comum, pois ele é o representante de todos os semideuses."

Deve-se conhecer o mestre espiritual instrutor como sendo a Personalidade de Krishna. O Senhor Krishna Se manifesta como a Superalma e como o maior devoto do Senhor.

"Ó meu Senhor! Poetas transcendentais e peritos na ciência espiritual não puderam expressar com plenitude sua dívida conTigo, mesmo que estivessem dotados da vasta duração da vida de Brahma, pois Tu apareces de duas maneiras —externamente como o Acharya e internamente como a Superalma— para libertar os seres vivos corporificados, ensinando-lhes como ir em Tua direção."

"Àqueles que estão constantemente devotados a servir-Me com amor, eu concedo a compreensão pela qual podem vir a Mim."

A Suprema Personalidade de Deus [svayam bhagavan] ensinou Brahma e deu-lhe a auto-realização.

"Por favor, ouça atentamente o que direi, pois o conhecimento transcendental a Meu respeito não é somente científico como também está repleto de mistérios.

"Por Minha misericórdia sem causa, ilumine-se quanto à verdade a respeito de Minha personalidade, manifestações, qualidades e passatempos.

"Antes da criação cósmica, somente Eu existia e nenhum fenômeno existia, seja denso, sutil ou primordial. Depois da criação, somente Eu existo em tudo, e depois da aniquilação, apenas Eu permaneço eternamente.

"Aquilo que aparenta ser verdade sem Mim é certamente Minha energia ilusória, pois nada pode existir sem Mim. É como um reflexo de uma luz de verdade nas sombras, pois na luz não existem sombras ou reflexos.

"Assim como os elementos materiais penetram os corpos de todas as criaturas e ainda assim permanecem fora de todos eles, Eu existo dentro das criações materiais e contudo não Me encontro dentro delas.

"Uma pessoa interessada no conhecimento transcendental deve portanto sempre inquirir direta e indiretamente a seu respeito a fim de conhecer a verdade onipenetrante."

"Todas as glórias a Chintamani e a meu mestre espiritual iniciador, Somagiri. Todas as glórias sejam para meu mestre espiritual instrutor, a Suprema Personalidade de Deus, quem decora sua coroa com penas de pavão. Sob a sombra de Seus pés de lótus que são como árvores dos desejos, Jayasri [Radharani] desfruta os sentimentos transcendentais de uma namorada eterna."

Desde que não se pode experimentar visualmente a presença do Senhor em Sua forma da Superalma, Ele aparece diante de nós como um devoto liberado. Tal mestre espiritual não é outro senão o Próprio Krishna.

"A pessoa deveria então evitar as más companhias e associar-se apenas com devotos. Com suas instruções realizadas, tais santos podem cortar o nó que conecta a atividades desfavoráveis ao serviço devocional."

"A mensagem espiritualmente poderosa do Supremo pode ser apropriadamente discutida apenas na sociedade de devotos, e é muito agradável de ouvir nessa associação. Se a pessoa a ouve dos devotos, o caminho da experiência transcendental abre-se rapidamente para ela, e ela gradualmente alcança um gosto pelo conhecimento que no devido tempo se desenvolve como atração e devoção."

Um devoto puro ocupado continuamente no serviço amoroso do Senhor é idêntico ao Senhor, quem está sempre sentado em seu coração.

"Santos são o Meu coração, e somente Eu me encontro em seus corações. Eles desconhecem alguém mais além de Mim e portanto Eu não reconheço ninguém além deles como sendo Meus."

"Santos de seu calibre são em si mesmos lugares de peregrinação. Devido à sua pureza, eles são companheiros constantes do Senhor, e portanto podem purificar até mesmo os lugares de peregrinação."

Tais devotos puros são de dois tipos: associados pessoais [parisats] e devotos neófitos [sadhakas].

Existem três categorias de encarnações do Supremo: encarnações parciais, encarnações qualitativas e encarnações empoderadas. Os purusas e Matsya são exemplos de encarnações parciais.

Brahma, Vishnu e Shiva são encarnações qualitativas. Encarnações empoderadas são como os Kumaras, Rei Prthu e Maha-muni Vyasa [o compilador dos Vedas].

A Personalidade de Deus exibe a Si Mesmo em dois tios de formas: prakasa e vilasa.

Quando a Personalidade de Deus Se expande em muitas formas, todas não diferenciadas em Suas características, tal como o Senhor Krishna fez quando se casou com dezesseis mil rainhas e quando realizou a dança da rasa, tais formas do Senhor são chamadas de formas manifestas [prakasa-vigrahas].

"É estarrecedor que o Senhor Sri Krishna, quem é único e sem igual, expandiu a Si Mesmo em dezesseis mil formas semelhantes para se casar com dezesseis mil rainhas em seus respectivos lares."

"Quando o Senhor Krishna, rodeado pelas meninas pastoras, começou as festividades da dança rasa, o Senhor de todos os poderes místicos situou-Se entre cada duas meninas."

"Quando as pastorinhas e Krishna se juntaram desse modo, cada menina pensou que Krishna estava carinhosamente abraçando somente a ela. Os residentes dos céus junto a suas esposas voaram nos céus em suas centenas de naves ansiosos que estavam de ver a dança e poder contemplar este maravilhoso passatempo do Senhor. Produziram uma chuva de flores e bateram docemente em tambores."

"Se inúmeras formas, todas idênticas em suas características, são exibidas simultaneamente, tais formas são chamadas de prakasa-vigrahas do Senhor."

Mas quando as inúmeras formas são levemente diferentes entre si, elas são chamadas de vilasa-vigrahas.

"Quando o Senhor, por Sua potência inconcebível exibe inúmeras formas com diferentes características, tais formas são chamadas de vilasa-vigrahas."

Exemplos de tais vilasa-vigrahas são Baladeva, Narayana em Vaikuntha-dhama, e o chatur-vyuha: Vasudeva, Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha.

As energias [consortes] do Senhor Supremo são de três tipos: as Laksmis em Vaikuntha, as rainhas em Dvaraka e as gopis em Vrndavana. Entre todas, as gopis são superiores, pois têm o privilégio de servir a Sri Krishna, o Senhor primordial, o filho do Rei de Vraja.

Seus devotos são associados pessoais do Senhor primordial Sri Krishna e são idênticos a Ele. Ele está completo com Séquito de devotos.

Agora, eu adorei todos os diversos níveis de devotos. Adorá-los é a fonte de toda boa fortuna.

No primeiro verso, invoquei uma bênção geral, mas no segundo orei ao Senhor numa forma particular.

"Ofereço minhas respeitosas reverências a Sri Krishna Chaitanya e ao Senhor Nityananda, que são como o sol e a lua. Eles surgiram simultaneamente no horizonte de Gauda (Bengal) para dissipar a escuridão da ignorância e assim de modo extraordinário conceder Sua bênção a todos."

Sri Krishna e Balarama, as Personalidades de Deus, que anteriormente apareceram em Vrndavana e eram milhões de vezes mais refulgentes do que o sol e a lua, surgiram no horizonte oriental de Gaudadesa [Bengala Ocidental], sentindo compaixão pelo estado decaído do mundo.

O aparecimento de Sri Krishna Chaitanya e de Prabhu Nityananda sobrecarregou o mundo de felicidade.

Assim como o sol e a lua dissipam a escuridão com seu aparecimento e revelam a natureza de tudo, estes dois irmãos dissipam a escuridão da ignorância que encobre os seres vivos e os ilumina com conhecimento da Verdade Absoluta.

A escuridão da ignorância é chamada de kaitava, o caminho da enganação, que começa com religiosidade, desenvolvimento econômico, desfrute sensorial e liberação.

"A grandiosa escritura Srimad-Bhagavatam, compilada por Maha-muni Vyasadeva a partir de quatro versos originais, descreve os mais elevados devotos bondosos de coração e completamente rejeita os caminhos enganosos da religiosidade motivada materialmente. Propõe o princípio mais elevado da religião eterna, capaz de mitigar de fato as misérias triplas de um ser vivo e premiar a mais elevada bênção da plena prosperidade e conhecimento. Aqueles que estão desejosos de ouvir a mensagem desta escritura numa atitude submissa de serviço podem imediatamente capturar o Senhor Supremo em seus corações. Portanto, não há necessidade de qualquer escritura além do Srimad-Bhagavatam."

Desejar alcançar a liberação submergindo no Supremo é o principal processo de enganação, pois causa o desaparecimento permanente do serviço amoroso a Krishna.

"O prefixo 'pra' (no verso sânscrito do Srimad-Bhagavatam) indica que o desejo de liberação é completamente rejeitado."

Todos os tipos de atividades, tanto as auspiciosas como as inauspiciosas, que são prejudiciais à execução do serviço amoroso e transcendental ao Senhor Sri Krishna são atividades da escuridão da ignorância.

Pela graça do Senhor Chaitanya e do Senhor Nityananda, esta escuridão da ignorância é removida, e a verdade é trazida à luz.

Sri Krishna é a Verdade Absoluta. A devoção amorosa a Sri Krishna exibida em amor puro é obtida através do canto congregacional do santo nome, a essência de toda bem-aventurança.

O sol e a lua dissipam a escuridão do mundo externo e, desse modo, revelam os objetos materiais externos, como panelas e pratos.

Mas estes dois irmãos (Senhor Chaitanya e Senhor Nityananda) dissipam a escuridão do âmago do coração, e desse modo Eles nos ajudam a encontrar dois tipos de bhagavatas (pessoas ou coisas relacionados com a Personalidade de Deus).

Um dos bhagavatas é a grande escritura Srimad-Bhagavatam, e o outro é o devoto puro absorto nos humores da devoção amorosa.

Através da ação desses dois bhagavatas, o Senhor implanta os humores do serviço amoroso transcendental no coração de uma entidade viva, e assim o Senhor, situado no coração de Seu devoto, fica sob o controle do amor do devoto.

A primeira maravilha é que ambos os irmãos apareceram simultaneamente, e a outra é que Eles iluminam os recônditos mais profundos do coração.

Estes dois, o sol a lua, são muito bondosos para com as pessoas do mundo. Assim, para a boa fortuna de todos, Eles apareceram no horizonte de Bengal.

Portanto, adoremos os sagrados pés destes dois Senhores. Desse modo, a pessoa pode livrar-se de todas as dificuldades no caminho da auto-realização.

Invoquei a bênção dos Senhores com estes dois versos. Agora, por favor, ouça atentamente o objetivo do terceiro.

De propósito, evito fazer uma descrição extensa por medo de aumentar o volume deste livro. Descreverei a essência do modo mais conciso que me seja possível.

"Verdadeira eloquência é a verdade essencial falada de modo conciso."

O simples ouvir submisso liberta o coração de todas as falhas devidas à ignorância, e, ao fazê-lo, a pessoa é capaz de obter amor profundo por Krishna. Este é o caminho da paz.

A pessoa aprenderá a essência da Verdade Absoluta se ouvir com paciência a respeito das glórias de Sri Chaitanya Mahaprabhu, Sri Nityananda Prabhu e Sri Advaita Prabhu —e Seus devotos, atividades devocionais, nomes, fama e os humores de Seus intercâmbios amorosos transcendentais. Portanto, descrevi essas coisas (no Chaitanya-charitamrta) com lógica e discriminação.

Orando aos pés de lótus de Sri Rupa e Sri Raghunatha, sempre desejando sua misericórdia, eu, Krsnadasa, narro o Sri Chaitanya-charitamrta, seguindo em seus passos.