Arroz com Assafrão e Bolinhas de Ricota

 

350 gramas de arroz
50 gramas de uvas passas
200 gr de ricota fresca
1/2 colher de chá de assafrão
2 colheres de chá de açúcar mascavo
1/4 de copo de leite
2 colheres de chá de manteiga
60 ml de água
50 gr de castanhas de caju tostada
Ghi (manteoga clarificada)
2,5 colheres de chá de sal

1 - Lave o arroz.

2 - Deixe de molho na água fria por 15 a 20 minutos e escorra.

3 - Amasse a ricota até que fique mole e faça pequenas bolinhas; ou então prense-a e corte em cubos. Frite as bolas de ricota no ghi até que fiquem bem douradas. Escorra-as.

4 - Dissolva o assafrão e o açúcar no leite e acrescente as uvas passas e as bolas ou cubos de ricota frita e deixe de molho.

5 - Derreta uma colher de sopa de manteiga numa caçarola grande sobre fogo médio e dê uma leve fritura no arroz, mexendo durante 2 minutos. Quando os grãos estiverem levemente dourados, acrescente a água e o sal.

6 - Deixe ferver e tampe a panela, cozinhando em fogo baixo. Após 10 minutos, descubra a panela e acrescente o leite com assafrão mexendo ligeiramente (mantenha à parte as bolas ou cubos de ricota, as nozes e as passas).

7 - Tampe a panela deixando cozinhar por mais 10 minutos, até que o arroz fique no ponto. Destampe e cozinhe por 2 a 3 minutos para eliminar o vapor. Por fim, respingue a manteiga sobre o arroz, misturando-a de leve com um garfo. Decore com as bolas ou cubos de ricota, nozes e passas e sirva quente.