Uma Cozinha Cheia de Amor

Govinda Mohini DD


Falar das vantagens e importância do vegetarianismo para nossa saúde fícsica e mental já não parece nenhuma novidade. Basta ligarmos a TV e já vemos e ouvimos muitas reportagens sobre o grande poder dos legumes na prevenção e cura de muitas doenças.

Falar das razões filosóficas e científicas para o não uso da carne como alimento também já nos parece lugar comum, pois muitos livros, revistas ou folhetos abordam esse assunto exaustivamente.

No entanto, o aspecto mais sutil, mais refinado e mais importante de não comer carne está ligado à nossa evolução humana e espiritual.

Sentimentos verdadeiros de amor, compaixão, beleza e bondade não podem se desenvolver em nossos corações quando participamos na matança cruel, predatória e indiscriminada de muitos animais, o que nos aproxima muito do canibalismo. Isso mesmo, enquanto agirmos cruelmente, enquanto ingerirmos sangue, não passamos de simples canibais.

Nunca podemos mudar a nossa consciência para sermos o timoneiro de nossos instintos enquanto levarmos para nossa geladeira e cozinha pedaços de braços, pernas, troncos e cabeças. Chocante, não? Também acho!

Vamos então levar para nossas casas e nossas geladeiras e nossa consciência a verdade, a bondade e a beleza, enfeitando-os com as formas, as cores, os gostos das raízes, folhas, flores e frutos que generosamente crescem a nosso redor.


RECEITAS DE HOJE

Feijoada Completa:

arroz integral na pressão

5 copos de arroz
8 copos de água
1 colher de sobremesa de sal.

Lave o arroz e escorra. Coloque o arroz, a água e o sal numa panela de pressão de 4,5 litros. Leve ao fogo alto até a panela chiar. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Apague o fogo, deixe a pressão sair e sirva.

feijão

1/2 quilo de feijão preto
1/2 tofu prensado para tirar o excesso de água, cortado em cubos e frito.
1/2 koniaku salgado, lavado em água quente e refogado.
6 aguês passados na água fervendo e cortados em tiras largas.
2 bardanas finas cortadas em rodelas, refogadas e cozidas na água.
2 batatas doces cortadas em cubos e fritas.
1 fatia de abóbora cortada em cubos e frita.
300 grs de queijo provolone cortado em cubos.

Temperos:
1 pimentão pequeno
1 tomate
2 folhas de louro
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 pitada de assa-fétida
1 colher de café de curry
salsa e/ou coentro
sal a gosto

Cozinhe o feijão por 30 minutos na panela de pressão com dois litros de água. Tire a pressão da panela e junte todos os ingredientes já fritos e preparados e as folhas de louro, menos o provolone.

Acenda novamente o fogo e deixe cozinhando. Prepare então um refogado com os temperos.

Coloque óleo numa panela, deixe esquentar um pouco e junte o pimentão, o gengibre, a assa-fétida, o curry , o tomate e por último o coentro. Misture tudo ao feijão e deixe cozinhar por uns 3 minutos.

Acrescente então o provolone picado e deixe cozinhar por uns 5 minutos, mexendo sempre para que o queijo não pegue no fundo da panela.

farofa de cenoura

2 xícaras de farinha de mandioca, tipo biju
1 cenoura grande ralada
1 colher de chá de açafrão
1 punhado de salsa picada
Manteiga, azeite ou óleo
sal a gosto
1 banana cortada em rodelas

Refogue rapidamente a cenoura ralada, o açafrão e a salsa picada na manteiga, óleo ou azeite. Acrescente a farinha biju, o sal, e toste por 3 a 5 minutos. Coloque a banana cortada e sirva.

couve à mineira

1 maço de couve
manteiga, óleo ou azeite
sal

Lave muito bem a couve. Tire os talos e corte bem fina. Ferva água, desligue o fogo e coloque a couve de molho na água quente por 3 minutos. Escorra bem e refogue rapidamente com manteiga, azeite ou óleo. Adicione o sal a gosto.

Sobremesa:

pudim de iogurte

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 iogurtes
pêssego , morango ou ameixa.

Bata no liquidificador os ingredientes e despeje a mistura num pirex untado com manteiga ou mel queimado. Corte a fruta escolhida e distribua no creme. Leve ao forno a 180º e deixe por 12 minutos. Sirva gelado.

Bebida:

suco de limão com abacate

suco de 3 limões
1 litro de água
2 colheres de sopa de polpa de abacate
1 punhado (dus colheres de sopa)de folhas de manjericão

Bata tudo no liquidificador e adoce a gosto com mel ou açúcar.


Faça um prato lindo e ofereça ao Guru e a Krishna
com laranjas picadas, flores e devoção no coração,
cantando feliz os santos nomes.

Depois disso, desfrute da prasadam!


Mande suas dúvidas e comentários para:
govindamohini@uol.com.br