YOGA

Srimati Rohini Shakti Didi (Regina Shakti)

Iniciamos neste número, a sessão sobre Ioga, apresentando Rohini Shakti Didi (Regina Shakti). Rohini dirige há 25 anos o Instituto de Ioga de São Paulo, atualmente com sede e Ashram em Campos de Jordão, o Krishna Shakti Ashram, localizado na Estrada da Tabatinga (consulte Centros e Links). Em 1998, Srila Govinda Dev-Goswami Maharaj, o Mestre Espiritual da Missão Sri Chaitanya Saraswat Math veio da Índia para o Brasil e ficou por dez dias no Ashram, tornando o local um lugar de peregrinação para os adeptos da Ioga que culmina na Bhakti-ioga e o centro de sua missão no Brasil.

As atividades do Ashram incluem as práticas de Hatta-ioga, Puja, Bhajans e Kirtans no estilo do Math central, leitura de textos sagrados seculares e milenares, como o Sri Chaitanya Charitamra, o Srimad Bhagavatam e o Bhagavad-gita, e oferece também cursos de culinária vegetariana devocional, massagem Ayurvédica, Palmistria, passeios ecológicos, sauna e banhos de água mineral nas seculares fontes da Água Santa, como é conhecida a região desde a época dos índios devido a seus poderes de cura.

Além de ser uma grande mestra de ioga integral que leva o aluno da Hatta-ioga até o cume do processo iogue na Bhakti-ioga, Rohini é igualmente uma grande devota de Sri Krishna Chaitanya e de seu Guru Maharaj, Srila Sridhar Dev-Goswami Maharaj e Srila Govinda Dev-Goswami Maharaj e tem conduzido dezenas de personalidades exalatadas e muito sinceras na prática muito apropriada da consciência de Krishna. Seu temperamento sempre entusiasmado e feliz nos contagia com extremo otimismo e ação constante abnegada para o bem de todos. É uma grande fortuna poder servi-la em sua missão de uma ioga espiritual.

As fotos e o texto seguintes foram extraídos de seu livro "Yoga, Corpo e Alma", Ed. Prema (Vide a Sessão de Livros).


Dominando o vale do Ashram, o Templo de Gauranga Sundar

A sede dourada do Ashram

Rohini Shakti Didi tomando darshan de Srila Guru Maharaj

Rohini acompanhando Srila Gurudeva Govinda Maharaj

Da sala de ioga do Ashram, os iogues vislumbram o vale

Conversa preliminar à prática de asanas no deque

Bhajanas e Puja à Deidade de Gauranga Sundar no Templo

 

Na reedição do livro Yoga, corpo e alma, Rohini leva o praticante da execução de asanas perfeitos ao conhecimento da alma e de Deus.

 

Minha intenção ao escrever este livro é transmitir minha experiência com o Yoga. Não tenho a pretensão de ser uma autoridade no assunto e, sim, servir de referência e inspirar aqueles que estiverem procurando um método apropriado para desenvolver o autocontrole e o autoconhecimento. Existem técnicas orientais que, quando corretamente praticadas, trazem grandes resultados. A prática do Yoga é perfeita quando exalta as normas sensatas e sábias que devem ser segidas para a manutenção da saúde. A maioria das pessoas dá muito valor à saúde quando a perde. Existem milhares de tipos de Yoga, e uma de suas régras básicas é purificar e fortalecer o corpo para libertar e desenvolver a mente.

A primiera pessoa a codificar o Yoga foi Patanjali, por volta de 360 a.C. ao ensinar o Ashtanga Yoga em seu Yoga sutra, que está divido em quatro capítulos. Com base no segundo sutra, transmitirei algumas técnicas.

O sistema de Yoga, como se confirma no Bhagavad-gita e como recomenda a disciplina de Patanjali é bem diferente das linhas de Yoga que estão na moda hoje em dia. A real prática do Yoga significa controlar os sentidos. Algumas escolas têm como objetivo o controle dos sentidos e outras têm o controle dos sentidos como ponto de partida. Os obstáculos, as provações e os conflitos podem ser removidos por um mestre. Um mestre fidedigno ensina uma nova e apropriada visão da vida e liberta seus discípulos da concepção corpórea que traz tanta frustração.

O Shiva tantra divide os sadhakas (discípulos) em quatro classes:

1 - Mrdu (fraco): os estudantes fracos são aqueles aos quais falta entusiasmo, que se permitem criticar o professor, comem sem controle, são instáveis, sem virilidade e estão sob o poder de mulheres ou, no caso de ser mulher, quando é luxuriosa e sedutora.

2- Madhyama (médio): o discípulo médio tem uma mente regular, é capaz de suportar dificuldades, deseja aperfeiçoar-se no trabalho e é moderado em todas as circunstâncias.

3 - Adhimatra (superior): o discípulo superior tem uma mente estável, é viril, independente, nobre, generoso, sincero, corajoso, respeitoso com seu mestre e atento na prática do Yoga.

4 - Adhimatratma (supremo): este último é o mais elevado e o único capaz de ir além deste mundo manifesto. O discípulo supremo é de grande virildade e entusiasmo, de boa aparência, versado nas escrituras, equilibrado, nunca melancólico, jovial, comedido na alimentação, lvre do medo, íntegro, habilidoso, faz-se útil a todos, é firme, fala gentil e respeitosamente com seu mestre. Assim é o discípulo supremo, apto a todas as formas de Yoga.

(Páginas 8 e 9 do livro Yoga, corpo e alma, de Regina Shakti)


Pessoas interessadas em se hospedar no Krishna Shakti Ashram podem contactar sua secretaria pelo tel (012) 263-3168 ou visitar o site:

www.sevaashram.kit.net
www.reginashakti.com