Um Encontro com o Infinito

por Lalita Didi


Finalmente chegamos a Calcutá, depois de uma longa viagem de trem. Logo na estação, em meio a tantas pessoas, pacotes e movimentos, avistamos um senhor, brilhante, vestido de açafrão com um papel escrito Rohini e Lalita.

Desde esse instante, tudo foi muito emocionante. Após sair do Brasil, pegar dois aviões, andar 16 horas de trem, somente agora sentia que estava chegando perto de Srila Gurudev.

Esse senhor notou a minha emoção e disse: "Não precisa mais chorar, você chegou ao lar, você chegou em casa."

Lá estavam os tão doces devotos na entrada do Templo. A notícia chegou como uma bomba aos nossos ouvidos: somente amanhã veríamos Srila Gurudev. Ele já estava em Navadwip. Farta prasadam e calorosa recepção. Fizeram tudo o que podiam para nos deixar felizes.

Pela manhã, no carro com Paramahamsa Maharaj, fomos ao "esperado" encontro com o Doce Absoluto. Mais algumas horas de viagem nessa maravilhosa associação. Eu não podia acreditar em tudo aquilo, ficava me beliscando sozinha.... Ali estava eu no mesmo carro com Paramahamsa Maharaj, aquele que eu via no site do Math, aquele de quem eu escutava histórias da Rohini....Ali estava eu com Ele. E a viagem estava apenas começando.....

Logo que entramos em Navadwip, os devotos foram gritando que a Rohini from Brasil chegara (Gurudev estava esperando claramente ansioso a chegada dela).

Fomos até a varanda. Eu olhei para cima antes de subir os degraus e já não me vinham mais palavras para agradecer tudo aquilo. Realmente parecia um sonho. O que parecia tão longe... estava ali. Pela graça de Gurudev estávamos distantes por apenas 15 degraus. Sabia que subiria aquilo, abriria a porta e lá estaria o nosso Guardião.

Gostaria de poder descrever exatamente o que aconteceu depois da subida até a varanda. Não há o que questionar. Todas as dúvidas são dissipadas quando vemos Srila Gurudev. A imagem Dele para mim foi tão forte, grandiosa e poderosa que me vi escondida atrás da pilastra da varanda. Era como se eu não fosse digna de ver tão poderosa energia.

Não consegui olhar para os olhos Dele e, sem querer, tentava me esconder. Senti-me como Arjuna no Gita vendo Krishna em todas as suas ilimitadas formas. Confesso que foi assustador.

Os três primeiros dias foram assustadores. Tudo em Navadwip é transcedental e tão diferente de tudo que eu conheço. As pessoas são grandiosas, grandiosas, grandiosas.

Sentia-me como se estivesse "invadindo" um planeta de gigantes, e eu lá, uma formiguinha prestes a ser pisoteada. A presença da Rohini foi um consolo e uma salvação nesse momento. Ailás em todos, sem Ela eu não seria nada. Todas as glórias a minha maravilhosa siksa-guru.

Depois do terceiro dia, fui sentindo uma onda de afeto que me envolvia como um abraço, todos tão amorosos e familiares, preocupados com a nossa saúde e acomodação.

A Rohini D.D.(a quem eu devo tudo isso) arrumou um seva para mim na cozinha de Srila Gurudev.

Lembrava-me da sensação que tinha quando lia os livros que diziam sobre Vrindavana, todos absortos em seva, vivendo em harmonia. Parecia que estava acontecendo tudo aquilo ali, ao alcance dos meus olhos. E não só isso, eu estava fazendo parte daquilo graças a misericórdia sem causa de Srila Gurudev.

Mesmo não sabendo nada de nada, sendo totalmente desqualificada para qualquer seva, Gurudev estava me aceitando por tão perto, ali, na cozinha Dele, dentro da varanda Dele. Não há explicação para esse tipo de coisa, a não ser a misericórdia ilimitada que reina em Srila Gurudev.

Do começo ao final, estar com Srila Gurudev continuou sendo um pouco assustador para mim. A sensação é de estar frente a frente com o Infinito. Nada pode ser mais assustador e ao mesmo tempo repleto de infinita doçura, infinito encanto, infinito hipnotismo. Essa pode ser a palavra certa... ficamos todos indescritivelmente hipnotizados, magnetizados por Ele. Um sorriso Dele vale por mil vidas. É uma flechada certeira no centro do coração. Srila Gurudev é o maior ladrão de corações.

O que dizer então dos associados íntimos dele como a Malati, B.Lalita, Goswami Maharaj e todos os outros? Acharya Maharaj, Thirta Maharaj, Janardana Maharaj, Paramahansa Maharaj todos, todos!!! Todas as senhorinhas brilhantes absortas em seva, os velhinhos que eram os primeiros a acordar no programa e puxavam todo o resto? Todos tão rendidos, tão inspiradores, tão transcendentais.

Procurei ao máximo estabelecer alguma conexão com seus associados íntimos, já que comprovei o quão distante estou de Srila Gurudev. O quanto eu, na minha limitada visão material sou incapaz de entendê-Lo. Fui incapaz de chegar muito perto Dele, era como se eu não tivesse esse direito.

Todos os meus respeitos, meus infinitos respeitos e todas, todas as minhas reverências prostradas à sagrada poeira dos pés de lótus dos devotos de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Mahaaraj.